Confira algumas dicas para você harmonizar vinhos com suas refeições em casa ou quando for sair para comer em um dos melhores restaurantes de João Pessoa, o NUI 360!
Confira algumas dicas para você harmonizar vinhos com suas refeições em casa ou quando for sair para comer em um dos melhores restaurantes de João Pessoa, o NUI 360!
Tomar um bom vinho é um dos daqueles prazeres da vida que podem parecer simples a princípio, mas que não tem como pôr em palavras. Porém, uma dúvida que surge constantemente na cabeça dos apreciadores dessa bebida é a de como harmonizar essa bebida nas refeições que fazemos no dia a dia.
Afinal, são tantas variedades de vinhos que existem, com características únicas em suas produções, que vários aspectos devem ser considerados na hora de se harmonizar com os os diversos tipos de alimentos que consumimos, seja na despretensiosidade de nossos lares ou em um estabelecimento de renome, como em um restaurante considerado um dos melhores de João Pessoa, como é o caso do NUI 360.
Assim, a arte de harmonizar vinhos com refeições se torna uma prática refinada que eleva a experiência gastronômica a um novo patamar. Quando feita corretamente, a combinação de aromas, sabores e texturas de um vinho com os elementos de um prato pode proporcionar um mix de sensações no paladar. É por isso que o NUI 360 separou algumas dicas valiosas para ajudá-lo a aprimorar suas habilidades de harmonização, juntamente com exemplos de pratos que casam perfeitamente com diferentes tipos de vinhos, para que você possa apreciar uma ótima experiência gastronômica em casa, ou na próxima vez que procurar um lugar onde comer em João Pessoa.
obs.: Todos os vinhos citados são rótulos da casa. Procure nosso sommélier quando visitar o NUI 360 para mais informações!
1. Leveza e acidez
Quando se trata de pratos leves, como saladas, frutos do mar e aves, opte por vinhos brancos de alta acidez. Um Sauvignon Blanc fresco e vibrante, por exemplo, complementa a leveza de uma salada de verão. Sua acidez corta a gordura de molhos e realça os sabores dos vegetais.
Exemplo: Salada de rúcula, queijo de cabra e morangos com um Château de Parenchère – 2020.
2. Elegância com vinhos tintos leves
Pratos à base de peixe mais gordurosos, como salmão, harmonizam bem com tintos leves, como um Pinot Noir. Esses vinhos oferecem uma combinação sutil de taninos e acidez, elevando os sabores sem sobrecarregar o paladar.
Exemplo: Salmão grelhado com molho de ervas acompanhado de um Da’divas – 2020.
3. Taninos e carnes vermelhas
Quando saborear um suculento bife ou cordeiro assado, escolha um vinho tinto encorpado com taninos robustos. Cabernet Sauvignon ou Syrah são excelentes escolhas, pois os taninos ajudam a amaciar a carne e acentuam os sabores intensos.
Exemplo: Bife de filé com molho de vinho tinto servido com um León Perdigal – 2020.
4. Vinhos brancos para massas e risotos
Pratos à base de massas, especialmente com molhos à base de queijo, pedem vinhos brancos ricos e encorpados. Um Chardonnay com boa estrutura e notas de carvalho pode equilibrar a cremosidade e a textura desses pratos.
Exemplo: Risoto de cogumelos com um Ménage à Trois Gold – 2019.
5. Espumantes para comidas salgadas
Comidas salgadas, como batatas fritas ou frutos do mar fritos, ganham vida quando combinadas com espumantes. A efervescência corta a gordura e limpa o paladar, preparando-o para o próximo bocado.
Exemplo: Camarões empanados com um Nui Resilience Brut.
6. Vinhos doces e sobremesas
Harmonizar vinhos com sobremesas exige cuidado para não tornar a combinação excessivamente doce. Vinhos de sobremesa, como um Late Harvest Riesling ou um Vinho do Porto, complementam bem sobremesas ricas e intensas.
Exemplo: Tiramisu acompanhado de um Pacheca Tawny Porto.
7. Contraste de aromas e sabores
Às vezes, a harmonização reside no contraste. Um prato picante, como curry, pode ser acentuado por um vinho branco floral, com uvas do tipo Riesling. O contraste de aromas e sabores cria uma experiência única.
Exemplo: Frango ao curry com arroz basmati e um Schloss Johannisberg Gelblack – 2020.
8. Respeite a região de origem
Muitas vezes, vinhos e pratos regionais compartilham características que se harmonizam naturalmente. Um prato italiano, como uma pizza margherita, é perfeitamente acompanhado por um Chianti da Toscana.
Exemplo: Pizza margherita com um Leonardo da Vinci Riserva – 2018.
9. Safras e envelhecimento
A safra do vinho e o tempo de envelhecimento também influenciam na harmonização. Vinhos mais jovens muitas vezes são mais vibrantes e frutados, enquanto os envelhecidos desenvolvem características mais complexas. Considere a idade do vinho em relação à maturidade dos sabores do prato.
10. Experimentação e paladar pessoal
Não tenha medo de experimentar e confiar no seu paladar pessoal. Cada pessoa tem preferências únicas, e não existem regras rígidas. Se você gosta de uma combinação, é uma boa combinação.
Como você pôde ver, harmonizar vinhos e refeições pode não ser uma das tarefas mais fáceis, mas quando feita com frequência, pode se tornar uma experiência gratificante, que permite explorar uma ampla gama de sabores e aromas. Lembre-se de que as sugestões acima são apenas diretrizes, e a chave está em experimentar e descobrir o que agrada ao seu paladar.
Faça combinações em casa ou quando for comer fora em bons restaurantes, como é o caso do NUI 360. Além dos pratos inigualáveis, assinados por chefs de renome como Érick Jacquin, possuímos uma carta de vinhos premiada pela conceituada revista Prazeres Da Mesa, com inúmeras opções para agradar seu paladar. Então, não perca mais tempo.
Agende já sua reserva e vivencie a experiência gastronômica definitiva em um dos melhores restaurantes de João Pessoa.
Venha para o NUI 360!